Aprenda Técnicas Para Fazer os Colaboradores
Crescerem na Organização
Uma
empresa, seja qual for seu tamanho ou área de atuação, ergue-se sempre sobre um
elemento básico, que a sustenta e faz crescer: – seus funcionários.
As
grandes ideias não se concretizam e os grandes empreendedores não se realizam,
se eles não puderem contar com a atividade de profissionais capazes de dar vida
a um bom negócio.
O
sucesso de qualquer empreendimento passa pelo desempenho de seus funcionários
e, por isso mesmo, é muito importante que a empresa saiba como orientar,
avaliar e motivar seus colaboradores.
Além
disso, ela também deverá manter um grupo de pessoas competentes e altamente
estimuladas, que se sintam reconhecidas, valorizadas e encontrem espaço e
oportunidade de crescimento e realização pessoal dentro da estrutura à qual
dedicam seu potencial e seu talento.
Pois,
se um colaborador sente que só poderá crescer em outro lugar, seu conhecimento
acumulado e o capital investido no treinamento dele passam a beneficiar a
concorrência.
Portanto,
o gerente deve fazer com que o fator humano de sua empresa trabalhe e cresça a
seu favor. Ele deve lembrar-se que está lidando com seres humanos e não com
peças de uma engrenagem. Estão em jogo emoções e suscetibilidades que não podem
ser desprezadas.
De
fato, essas emoções podem e devem ser muito bem aproveitadas e, para tanto, é
necessário em primeiro lugar preparar os profissionais que o Gerente contratar
para que possam – no menor período de tempo possível – começar a dar o retorno
que deles se espera.
E
uma vez integrados à estrutura é preciso avaliar esses funcionários, de forma a
identificar suas potencialidades e definir como elas podem ser aplicadas em benefício
da organização.
Em
seguida, é interessante direcioná-los para que atuem da forma mais conveniente
– tanto para eles quanto para a organização. E, por fim, estimulá-los para que
continuem se aperfeiçoando e levando a empresa a crescer na velocidade do
desenvolvimento pessoal de cada um deles.
Orientando
com eficácia
Quando
um profissional inicia seu trabalho em uma nova empresa, normalmente leva algum
tempo até se ambientar. Não sabe ao certo onde vai trabalhar, ou exatamente
como vai fazê-lo. Ainda não conhece seus colegas, os costumes e as
características da organização. Não está a par de nenhuma daquelas pequenas
coisas que fazem parte do expediente que, para os funcionários mais antigos, já
são tão familiares. Está sedento por colaborar, embora não saiba como.
Sendo
assim, fazer com que um novo funcionário se sinta seguro e à vontade desde o
seu primeiro dia de trabalho não é apenas um detalhe de delicadeza humana, o
qual devemos a todos sempre que as circunstâncias tornarem necessário. É, também,
uma estratégia gerencial, para que os novos contratados passem a produzir o
mais depressa possível.
O
profissional que desde o início conhece as responsabilidades de seu cargo tem
mais chances de acertar. Dessa forma, é preciso provê-lo com o máximo de
informações possíveis para que não perca tempo tentando descobrir sozinho o que
já está mais do que identificado. Os objetivos básicos do processo de
orientação são os seguintes:
· Comunicar
os valores e prioridades da empresa – todo funcionário
gosta de se sentir parte dela. Com isso, ele é mais estimulado a colaborar, a
lutar por objetivos que são seus também. Conhecer a cultura da empresa, suas
tradições, sua história, leva o profissional a sentir-se mais integrado à
organização;
· Criar
um modelo de comportamento – as empresas são conhecidas pela
forma como atuam, como realizam o seu trabalho, a qualidade de seus produtos e
serviços, a forma como lidam com clientes e fornecedores. É preciso que o novo
funcionário saiba o que se espera dele em termos de atitude profissional, para
que se enquadre aos padrões de qualidade já conquistados pela empresa e atue de
acordo com eles;
· Tornar
a adaptação mais rápida – ao conhecer as pessoas com as
quais compartilhará os dias de trabalho o novo funcionário sente-se mais
seguro, mais à vontade. É importante que, desde o início, tenha um local
preparado para ele, alguma atividade que possa realizar de imediato, e o
material necessário. Tratado assim, ele vai sentir-se valorizado, necessário e,
de imediato, será capaz de fazer contribuições positivas para a empresa;
· Aumentar
o aproveitamento do tempo – fornecer informações concretas,
tais como o procedimento para conseguir material de trabalho, a quem recorrer
se tiver dúvidas ou enfrentar problemas, como usufruir dos benefícios
oferecidos pela organização, como e quando receber o salário e coisas do gênero
diminuem a ansiedade própria das novas condições de trabalho e evitam que ele
perca tempo produtivo tentando descobri-las;
· Estabelecer
a integração do funcionário à empresa –
profissionais novos podem ter bons conhecimentos teóricos, mas, às vezes,
deixam a desejar no lado prático. Precisam de orientação específica sobre o que
fazer e como fazê-lo.
Os mais antigos, vindos de outras empresas ou talvez até de um período de trabalho autônomo, trarão consigo alguns vícios, algumas características que entram em conflito com os padrões da atual, mas também grande bagagem de experiência e conhecimento. Devem saber exatamente o que ela precisa para que correspondam da melhor forma possível. É interessante ouvi-los, respeitá-los, nunca descartando a possibilidade de crescer um pouco mais, aprendendo com eles.
Os mais antigos, vindos de outras empresas ou talvez até de um período de trabalho autônomo, trarão consigo alguns vícios, algumas características que entram em conflito com os padrões da atual, mas também grande bagagem de experiência e conhecimento. Devem saber exatamente o que ela precisa para que correspondam da melhor forma possível. É interessante ouvi-los, respeitá-los, nunca descartando a possibilidade de crescer um pouco mais, aprendendo com eles.
Portanto,
o gerente pode planejar um programa de orientação para os novos funcionários a
partir de alguns pontos básicos:
· Fornecer
informações sobre os negócios, objetivos e posicionamento da empresa no
mercado;
· Definir
a posição que ele ocupa na organização e o que pode fazer para assegurar que
esses objetivos sejam alcançados;
· Envolver
todos os funcionários mais antigos da empresa no processo de orientação e
adaptação do profissional recém-contratado;
· Evitar
o excesso de informações, começando com as prioridades e permitindo que elas
sejam devidamente assimiladas;
· Ter
tudo preparado para a chegada do funcionário (local de trabalho, material, uma
tarefa) para que ele não se sinta entediado, constrangido ou intimidado;
· Permitir
que o funcionário tenha tempo de aprender as maneiras e razões para fazer com
que tudo funcione antes de iniciá-lo nas tarefas cotidianas;
· Ser
atencioso com o recém-chegado durante os primeiros dias no emprego a fim de
demonstrar que todos se preocupam com o seu sucesso;
· Acompanhar
sempre o programa para verificar se os objetivos estão sendo atingidos.
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