Você Planeja Seu Dia de Trabalho? Se o
Faz, Você Reserva Tempo Para Pensar?
Após
alguns anos ministrando aulas em várias
instituições de ensino às vezes me surpreendo pensando em como a sala de aula é
um verdadeiro laboratório de aprendizagem – tanto para os alunos quanto para os
próprios docentes.
_
“Professor estou chateado. Imagine o senhor que outro dia, ao passar pela sala
do Gerente da empresa em que trabalho eu o surpreendi com os pés sobre a mesa,
mãos atrás da cabeça e...............pensando, professor!!!” Exclamou indignado.
Parafraseando
Henri Ford respondi-lhe que pensar era “uma das mais árduas tarefas
empresariais” e que, por isso mesmo, talvez existissem poucos gerentes
eficazes. Mostrei a ele que existem basicamente três (3) tipos de funcionários
numa empresa:
·
Os Funcionários
Operacionais: São aqueles que operacionalizam os
processos. São os funcionários “de linha”; ou seja, estão na linha de
frente da organização. Eles executam as tarefas que já foram definidas pela
empresa e não criam novas tarefas. São os vendedores, os operários, fiscais,
atendentes, etc.
·
Os Funcionários
Táticos: Esses trabalhadores elaboram as
operações que deverão ser realizadas pelos operacionais. Ou seja, eles ouvem os
diretores, interpretam suas ideias e elaboram as operações que deverão ser
cumpridas pelos operacionais. Para realizar esse tipo de trabalho eles devem –
principalmente – saber pensar, pois além de entender o que os diretores querem
(árdua tarefa) eles precisam LIDERAR os operacionais a fim de executarem essas
tarefas. São os funcionários que ocupam cargos gerenciais como Gerentes,
Encarregados, Supervisores, etc.
·
Os Funcionários
Estratégicos: São aqueles que utilizam seu talento
para planejar o futuro da organização. Esses funcionários devem saber pensar
estrategicamente; ou seja, em médio e / ou longo prazo. São os presidentes das
empresas, os diretores, superintendentes, etc.
Dentro
das organizações, muitos funcionários pensam como aquele
aluno e não é raro observar até mesmo alguns Gerentes e Diretores se
envergonharem de serem flagrados em suas mesas, aparentemente fazendo NADA.
E
muitos empresários – talvez a maioria – não reservam tempo em suas agendas para
uma reflexão tranquila e serena.
Poucos
são os que dedicam uma ou duas tardes por semana à leitura e um pouco de
reflexão. Muitos gestores são levados ao sabor dos acontecimentos e se
satisfazem em tomar decisões apressadas o dia todo, em qualquer assunto que o
dia lhes apresente.
Ao
assumir a presidência do maior banco americano, Frank Vanderlip foi perguntado
por um repórter como ele encontrava tempo para pensar, uma vez que o seu
dia-a-dia era repleto de reuniões e compromissos:
_
“Como você pode observar, aqui no banco eu não tenho tempo para reflexões e por
isso eu o faço em casa ou em ocasiões em que seja obrigado a ficar
completamente isolado”.
O
Sr. Harriman – que durante décadas foi presidente da maior empresa ferroviária
dos EUA – declarou uma vez que gostava de aparecer nas agências sem ser
anunciado, a fim de encontrar alguns de seus executivos com os pés sobre a mesa
aparentemente fazendo nada. Ele pressupunha que o gestor estivesse pensando.
Sendo
assim, devemos refletir sobre algo bem simples: _ todo o nosso sucesso se
origina do pensamento e, não apenas o sucesso, mas TUDO o mais surge primeiro
sob forma de pensamento na mente humana. Portanto, devemos considerar que
PENSAR é a matéria-prima do qual é feito o sucesso, pois isso nos influenciará
a planejar nossos dias e semanas e a reservar mais tempo para uma reflexão
tranquila, serena e sem remorsos.
Nenhum comentário :
Postar um comentário