Por Que o Líder Deve Interessar-se
Pelos Seus Colaboradores? O Bom Líder Deve Servir ou Ser Servido? O Que Dizia
Aristóteles Sobre os Hábitos Humanos?
Através
dos tempos muitos estudos vêm mostrando as inúmeras características da
personalidade do Líder ideal e, em função disso, vários livros até já foram
escritos sobre esse importante assunto. Porém, existem três (3) características
que valem a pena ser descritas separadamente; _ o Interesse nas Pessoas, o Ato
de Servir e o Caráter do Líder.
A) Interesse
nas Pessoas: Todos nós certamente nos relacionamos com muitas pessoas no
nosso dia-a-dia e na vida profissional um dos maiores desafios do Líder é saber
se relacionar bem com as pessoas. Mas, de que forma o Líder pode cultivar
relacionamentos a fim de obter a cooperação dos seus colaboradores?
Na
verdade, qualquer pessoa pode fazer mais amigos em pouco tempo, ao se
tornar verdadeiramente interessado nos outros, muito mais do
que outro que gaste mais tempo procurando fazer as pessoas se interessarem por
ele. Dessa forma, caberá ao Líder demonstrar um verdadeiro interesse nos seus
colaboradores a fim de que eles se sintam atraídos por ele em função dessa
atitude. Sendo assim, o Líder deverá colocar-se a disposição dos seus
colaboradores, fazendo por eles coisas – que por mais simples que sejam –
exijam do Líder atenção e tempo.
B) Atitude
de Servir: Especialistas descrevem a atitude de servir como
sendo uma das principais características da liderança exercida por Jesus Cristo
e muitos até afirmam que o bom Líder serve em vez de ser servido. Abraham
Shapiro afirma existir uma relação direta entre “não perder a chance de fazer
coisas boas” a alguém e ter sucesso na vida profissional e pessoal. Ele não
acredita na “falta de sorte” que muitos profissionais se lamentam quando não
alcançam suas metas.
Para
Shapiro, essas pessoas deveriam aproveitar as oportunidades que lhes são
oferecidas em sua função ou em seus próprios negócios, pois mesmo que elas
sejam um gerente de banco, um vendedor ou um vigia será que ele se esforça para
levar boas coisas aos outros? Ou eles preferem esperar as oportunidades
chegarem até eles? Dessa forma, pode-se inferir que a alegria de uma profissão
– qualquer que seja ela – está na atitude de servir, pois servir bem sempre
resultará em alegria, prazer e realização. E, depois disso, certamente pode-se
esperar o lucro e a realização.
C) Caráter
do Líder: Outra importante característica do Líder ideal é o seu
próprio caráter, pois no dia-a-dia as nossas ações precisam estar
fortemente comprometidas com “fazer certo” e “fazer melhor” e a grande maioria
das “falhas” de liderança está ligada à falhas de caráter de uma pessoa.
Aristóteles
dizia que nossas ações viram hábitos, os hábitos viram nosso caráter e o
caráter vira nosso destino. Por isso, nossos hábitos – nosso “modo de ser” –
definirão nosso caráter e, um bom caráter, pode nos transformar em um bom
Líder. Em verdade, liderança não é o que fazemos, mas o que somos.
Dessa
forma, devemos ser para as pessoas à nossa volta aquilo que desejamos para nós
mesmos; ou seja, sejamos um pai ou um gerente igual ao pai ou ao gerente que
gostaríamos de ter. Afinal, não era exatamente isso que Jesus Cristo
pregava?
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