Saiba o Que é Um
Fator de Localização. Conheça as Escolhas do Arranjo Físico Para a Instalação
de um Centro de Distribuição
A escolha do local para as
futuras instalações de um empreendimento é de vital importância para a
organização. Em função disso, os empreendedores devem saber avaliar bem a
conveniência de um local específico, considerando a proximidade dos mercados
consumidores, dos fornecedores, os custos da mão-de-obra local e os custos dos
transportes. Sendo assim, os tomadores de decisão devem desprezar alguns
fatores que não atendam a pelo menos uma das duas condições a seguir:
·
O fator
precisa ser sensível à localização; isto é, os tomadores de decisão não devem
considerar fatores que não sejam afetados pela decisão de localização.
·
O fator
precisa exercer um grande impacto sobre a habilidade da empresa em cumprir suas
metas.
Os fatores de localização podem
ser classificados em "principais" e "secundários". Os
fatores principais são originados das prioridades competitivas da organização
(tais como custo, qualidade, tempo e flexibilidade) e possuem forte impacto
sobre as vendas e os custos.
Por outro lado, os fatores
secundários também são importantes; porém, a administração pode atribuir-lhes menor
importância se outros forem mais importantes. Dessa forma, pode-se dizer que
existem seis (6) grupos de fatores que têm peso sobre as decisões de
localização de uma indústria, tais como:
·
Proximidade
dos mercados.
·
Qualidade
de vida.
·
Proximidade
de fornecedores e recursos.
·
Proximidade
das instalações da matriz.
·
Serviços
públicos, impostos e custo dos imóveis.
·
Clima de
trabalho razoável.
O planejamento do arranjo físico
para as instalações de uma futura empresa deve refletir as decisões sobre as
prioridades competitivas, sobre o processo a ser utilizado e sobre a capacidade
de uma organização em arranjos físicos reais de pessoas, equipamentos e
espaços.
O objetivo principal desse
planejamento consiste em permitir que os funcionários e os equipamentos operem
com mais eficácia e, dessa forma, antes de se tomar qualquer decisão, os
empreendedores devem formular quatro (4) questões:
·
Que
centros o arranjo físico deve incluir?
·
Quanto
espaço e capacidade cada centro necessita?
·
Como deve
ser configurado o espaço de cada centro?
·
Onde cada
centro deve ser localizado?
A localização de um centro
industrial – por exemplo – possui duas (2) dimensões, a "localização
relativa" – ou a colocação de um centro em relação a outros centros – e a
"localização absoluta" – ou o espaço específico que o centro ocupa
dentro das instalações.
As escolhas do arranjo físico
podem ajudar consideravelmente a comunicação dos planos de produtos e das
prioridades competitivas de uma organização, pois se um varejista – por exemplo
– elevar a qualidade de suas mercadorias, o arranjo físico da loja deve
transmitir mais exclusividade e luxo, em função do seu público-alvo. O arranjo
físico possui muitas implicações práticas e estratégicas e, alterá-lo, poderá
afetar a organização e o modo como ela atinge suas prioridades competitivas ao:
·
Facilitar
o fluxo de materiais e informações.
·
Aumentar
a utilização eficiente de mão-de-obra e equipamentos.
·
Aumentar
a conveniência do cliente e as vendas (em uma loja varejista, por exemplo).
·
Reduzir
os riscos para os trabalhadores.
·
Aumentar
a "moral" dos funcionários.
·
Melhorar
a comunicação.
Capacidade Produtiva
Após decidir que produtos ou serviços deverão ser ofertados, o empreendedor precisa planejar sua capacidade de produção e, sendo assim, ele deve tornar disponível a capacidade para atender a demanda atual e futura. Pois, caso contrário, a organização poderá perder oportunidade de crescimento – e lucro.
Os planos de capacidade são
elaborados em dois níveis: os planos com capacidade em longo e em curto prazo.
Os de longo prazo lidam com investimentos em novas instalações e equipamentos,
podendo cobrir ao menos dois anos.
Já os planos de curto prazo, se
concentram no tamanho da equipe de trabalho, no orçamento de horas extras, nos
estoques e outros tipos de decisões.
Em longo prazo, o planejamento da
capacidade produtiva é extremamente importante para o sucesso de uma indústria,
uma vez que um excesso de capacidade é tão angustiante quanto à falta dela. E,
ao optar por uma determinada estratégia de capacidade, os empreendedores devem
considerar as seguintes questões:
·
Que
proteção é necessária para lidar com a demanda variável e incerta?
·
Deve-se
ampliar a capacidade, antes que exista a demanda?
·
Deve-se
aguardar até que exista a demanda?
·
Deve-se
esperar até que a demanda seja mais certa?
Diante dessas questões, faz-se
necessário uma abordagem sistemática e o desenvolvimento de uma estratégia
apropriada para cada situação.
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