Qual a
Influência dos Valores e Crenças no Desempenho das Organizações? Qual a
Importância da História na Cultura de Uma Organização? Como os Funcionários
Lidam Com a Comunicação?
Um
dos mais importantes estudos sobre o desempenho corporativo aconteceu na Suécia
no início dos anos 60, quando dois consultores pesquisaram sobre a influência
da cultura organizacional no desempenho das empresas.
Nesse
estudo, percebeu-se que existem elementos
da cultura que podem ser considerados prioritários no desempenho das organizações
como os valores, as crenças, a história
e a linguagem.......Enfim, o jeito como
se fazem as coisas em uma empresa.
Os
valores
– por exemplo – representam uma predeterminação dos elementos que os reforçam, indicando as motivações para a tomada de
decisões. Os valores afetam nossas ações e, embora quase sempre não tenhamos
clareza disto, todas as decisões humanas estão baseadas nos nossos valores.
Zanelli ([i]) afirmou que,
quanto mais as organizações conseguem difundir e compartilhar esses valores,
mais forte e bem-sucedida elas serão.
Um
bom exemplo de valores de uma organização brasileira é o da AmBev que exalta os
consumidores como sendo a razão de tudo o que eles fazem, além de se declararem
parceiros dos seus clientes, revendedores e servi-los com qualidade. Os valores
compartilhados estão relacionados com o sentimento de sucesso pessoal de cada stakeholder.
Para
Freitas ([ii]), utilizar as crenças
e pressupostos
é expressar aquilo que é tido como a verdade em uma organização e, sendo
aceitos como verdades pelos seus funcionários, passam a ser inquestionáveis. Diversas
empresas trabalham para disseminar suas crenças e pressupostos, pois acreditam
que geram compromisso e envolve seus funcionários na obtenção dos melhores
resultados.
A
mineradora brasileira VALE – por exemplo – ressalta essa disseminação quando
comunica aos seus colaboradores o “orgulho de ser Vale” e, para a NATURA, sua
crença é “criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar /
estar bem”.
Todas
as empresas têm diversas histórias para contar e normalmente
elas estão associadas aos eventos como o seu nascimento, o modo como ela
cresceu e as conquistas de mercado. As histórias são poderosas ferramentas
porque narram esses eventos, vinculando o presente ao passado e oferecendo explicações
que legitimam as práticas no seu ambiente.
Muitas
organizações desenvolvem variadas formas de repassar sua história e suas
conquistas e, na WEG, por exemplo, percebemos alguns bons exemplos sobre a
preservação da sua história. A empresa tem um programa – “Linha do Tempo” – que
conta as histórias das suas realizações divididas em períodos. Outro bom
programa (“Biografia”) conta a história dos seus fundadores e presidentes.
Schein
([iii])
afirma que as manifestações mais óbvias de uma cultura são a linguagem
e o modo de pensar comum. Para ele, a linguagem é o modo mais particular de uma
organização que, através dos seus membros, adota um conjunto de simbologias
como os jargões, os slogans e até o comportamento em reuniões.
As
organizações são fenômenos de comunicação, o que pode ser percebido em vários
exemplos no mundo corporativo como slogans, provérbios, jargões, metáforas e as
siglas que se tornam parte de sua própria linguagem diária.
Portanto, os processos de comunicação podem ser
encarados como de impacto fundamental no desempenho da empresa, pois eles são
essenciais para difundir o aprendizado, o conhecimento e influenciando todos os
envolvidos a alcançarem o melhor desempenho.
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